O vexame do Mineirão e suas consequências para o futebol brasileiro

Foto: Marcello Casal Jr /Agência Brasil
Eu tive que esperar 24 horas para escrever sobre o vexame de ontem. Tive que esperar para ter os jornais do dia seguinte, para ver todos os programas possíveis e ler todas as analises  para tentar entender o que aconteceu.
E a impressão que eu tenho é que um caminhão passou por cima do futebol brasileiro. Tudo bem que a Alemanha tem sim um time mais forte tecnicamente, tudo bem que estávamos sem o nosso capitão (suspenso) e o nosso melhor jogador ( contundido depois de uma entrada forte além do normal do colombiano Zuniga  mas, que acontece no futebol).
Podíamos ter perdido mas, jogando. O que eu vi no campo foi o que deixou todo mundo perplexo um time que depois do primeiro gol se descontrolou e assistiu a Alemanha jogar.
A verdade é que o time brasileiro já dava mostra de que tinha problemas desde o primeiro jogo contra a Croácia, os jogadores choraram antes do jogo e mostraram descontrole emocional e depois disso em momento nenhum conseguiram convencer o torcedor de que o hexa viria realmente.
Entre tantos motivos para a campanha brasileira no mundial ter naufragado é claro a escolha de Luiz Felipe Scolari é um dos que mais pesaram. Em 2012 quando Felipão  foi escolhido como técnico da seleção apesar da vitória de Mano Menezes no Clássico das Américas (é bom que se diga)  esperavam que ele criasse uma segunda versão da tão falada família Scolari de 2002 e que servisse de escudo para os jovens jogadores da nossa seleção.
Mas,Scolari em 2012 já era um técnico superado taticamente basta lembrar que o palmeiras foi rebaixado em 2012 no brasileiro mesmo sendo campeão da Copa do Brasil dependendo muito das bolas paradas de Marcos Assunção e nos inúmeros momentos que a seleção precisou dele no mundial mostrou o quão atrasado está em relação aos técnicos estrangeiros que mostraram alguma variação tática em seus times.
No entanto as causas do vexame passam também pelo lado de fora do campo com uma administração pra lá de duvidosa José Maria  Marim e companhia também devem assumir parte da culpa. Foram eles que contrataram a comissão técnica e que administram o futebol brasileiro que tem um campeonato fraco com times que apostam na ligação direta como fez a seleção na copa do mundo.
A derrota de ontem para os alemães tem que servir de ponto de partida para uma reformulação de todo o futebol brasileiro desde as categorias de base até o futebol profissional. questões como o nosso calendário e o fair play financeiro dos clubes precisam ser discutidas. Os cartolas que hoje estão no comando e têm praticas escusas precisam ser banidos do futebol.
Por que o que se viu ontem no jogo foi como um reflexo no espeque do que a gente que acompanha o futebol nacional vê todos os dias. Estádios vazios jogos ruins e times que jogam apenas os campeonatos regionais no começo do ano

Se algo não for feito tenho medo de que esse vexame no Mineirão seja só o começo da queda para o fundo do poço.            

Comentários

Postagens mais visitadas