Porque não um brasileiro?


A primeira reunião do  conclave que definirá o novo papa deve acontecer na próxima segunda feira. Ontem mesmo depois da renuncia de Bento 16 já começaram a surgir as primeiras especulações sobre quem será o novo pontífice da igreja católica.
Um dos nomes mais comentados é o do arcebispo de São Paulo Dom Odilo Scherer. Segundo informações um grupo composto por cardeais latinos e também alguns europeus que consideram o perfil do brasileiro perfeito para o momento que vive hoje a igreja.
De fato o brasileiro  de 63 anos tem grande respeito tanto dentro dos muros do vaticano quanto fora. No Brasil ele é reconhecido por apoiar as pastorais sociais, tido como moderado pelos cardeais Scherer tem conta no twitter e até conta piadas na rede social ele também gosta de falar sobre politica e tem um Iphone.
Dom Odilo transpira a modernidade que a Igreja precisa.  No momento atual a Igreja terá sim que discutir (que é diferente de aceitar)  as grandes questões como por exemplo o casamento entre homossexuais  e o uso dos métodos contraceptivos.
Além disso, o novo papa também precisara resgatar os fieis que nos últimos anos se debandaram da igreja católica para outras religiões. Inclusive esse é um ponto que pesa contra a eleição de dom Odilo Scherer.
No Brasil as religiões anglicanas avançaram muito nos últimos anos. Com grande penetração na mídia os cultos evangélicos ocupam um grande espaço na grade das TVs brasileiras por meio da compra de horários elas apostam no imediatismo com pastores que curam e fazem “descarregos” na frente das câmeras.
O panorama não é diferente em outros países do mundo. Na Itália, por exemplo, a religião católica também  não tem mais o mesmo número de fiéis  embora  números divulgados recentemente deem conta de que no papado de Bento 16 tenha alavancado os números da igreja católica em 40%.
Um papa latino talvez traga mais “calor” à fria igreja católica. O novo papa terá sim o desafio de trazer a igreja  para fora dos muros do vaticano  e aproxima-la dos fiéis e dom Odilo Scherer com sua modernidade e carisma se for escolhido tem todas as características para começar a renovação que a igreja tanto precisa.                 

Comentários

Postagens mais visitadas