Lei de cotas pra que?

No Brasil há alguns anos a Lei de cotas dá direitos a muitas pessoas consideradas “desfavorecidas” e que dizem tem mais dificuldades em conseguir evoluir na vida profissional. São Negros estudantes de escolas públicas e deficientes. Sobre os deficientes posso falar com propriedade por que sou um deles. A paralisia cerebral não me prejudicou e nem deixou alguma sequela que dificulte meu desenvolvimento. Tenho algumas dificuldades motoras uma perna manca e mais nada. Sou formado em jornalismo com uma experiência de quase três anos (se contamos os anos em que escrevi e ajudei a editar o jornal da faculdade) tenho dois trabalhos científicos,publicados ,escrevi um livro e em nenhum momento usei da minha deficiência para conseguir absolutamente nada Quem me conhece sabe que eu não utilizo nada daquilo que a minha “condição técnica” me garante. Não tenho passes de ônibus e trem especial não sento e nem pego filas preferenciais e nem usufruo dos descontos que o governo me daria para alguns casos como, por exemplo, na compra de um carro (os descontos podem chegar a quase 30%). Atualmente trabalho na Capital em uma empresa de grande porte pela lei de cotas. Depois de muito tempo relutando contra isso resolvi tentar utilizar desse beneficio para conseguir um emprego melhor. Contratado pela empresa, passei por um curso de “capacitação” de três meses nós tínhamos meio período de aulas de português, matemática e também aprendíamos noções básicas de ERP ( programas que as empresas usam de sistema integrado com compras, financeiro faturamento e produção). Durante o curso não foram poucas as vezes que eu e meus colegas (20 no total) nos questionamos o quão exclusivo era aquela situação, pois de quase 90 contratados no dia da integração e entrega de documentos somente nós iriamos fazer essa tal “capacitação”. Agora depois de três meses e já trabalhando todos os dias na empresa posso perceber o quanto essa lei de cotas para deficientes serve apenas para a empresa. Digo isso por que as empresas não estão preparadas para receber os deficientes eles nos dão apenas as tarefas que sobram no dia a dia sem levar em conta nossa experiência e formação (embora peçam currículo no ato da entrevista) e isso faz com que as empresas percam a oportunidade de conseguir vários talentos com essa postura. Isso acontece por que pela lei empresas com mais de 100 funcionários devem reservar 5% de suas vagas a portadores de necessidades especiais z(que para mim têm as mesmas necessidades que qualquer outra pessoa) por que se essa cota não for cumprida a empresa é multada. Faz tudo parte da tal “inclusão social” Sempre fui e agora sou ainda mais contrário a essa politica de cotas. Acho que é direito e dever de toda pessoa ser incluído e se incluir socialmente. Vejo muitos deficientes reclamarem de falta de oportunidade. Penso que as oportunidades estão aí para quem quiser basta que se tenha a qualificação adequada coisa que não acontece muitas vezes por acomodação do deficiente como já presenciei várias vezes. Da parte das empresas elas se utilizam das cotas apenas para receber a isenção de imposto dada pelo governo. Sem se preocupar em dar ao deficiente um trabalho que faça jus ao seu conhecimento fazendo com que ele so torne mais um número dentro da empresa sem chance de crescer e desmotivado Por isso acho que essa lei não devia existir seria um avanço para os dois lados tanto para o deficiente que teria que assumir seu lugar na sociedade e correr atrás das oportunidades quanto para a empresa que passaria as pessoas com deficiências físicas como qualquer outro profissional do mercado.

Comentários

Anônimo disse…
Esse é um dos assuntos que eu adoraria ver passando por um referendo... enquanto não acontece (e como nunca vai acontecer), ficamos então com pequenos manifestos e desabafos como o seu.
Isso não é tratar com igualdade.

Mimy.

Postagens mais visitadas