Sobre bloqueios criativos

Uma vez alguém me disse que escrever é a melhor e a pior coisa que existe no mundo todo. É a melhor por que quando o texto está pronto é como se nascesse um filho e é a pior porque não tem nada mais dolorido do que jogar fora uma ideia ou a página toda branca enquanto a ideia não vem. E quando estamos bloqueados? Nossa é a pior coisa. Você quer escrever e não vem nada aí então você resolve ler para ver se aparece alguma coisa, saboreia as palavras escritas no livro pedindo que alguma inspiração apareça. Fecha o livro. Acho que agora vai... Caneta nas mãos, bloquinho apostos. E a tinta começa a marcar o branco do papel com as ideias que custam a aparecer. Uma pausa para ler o que escrevi. Não, não gostei. Vamos começar de novo. A folha que tinha as ideias vira uma bolinha de papel e eu brinco de bola ao cesto com ela talvez seja um modo de fazer uma ideia surgir quem sabe... Arremesso a bolinha, ela bate na parede e cai macia no cesto. Volto meus olhos para o papel novamente e penso em um começo para o texto (eu sempre tenho problemas com começos) de novo a caneta começa a marcar com tinta o branco do papel, dessa vez gostei do começo então e hora de aproveitar e continuar o texto. A caneta desliza pelo papel marcando nele todas as palavras que agora saem com muita facilidade O texto já tem uma cara, as ideias todas já estão lá. Agora é a hora de dar brilho e escolher as melhores palavras . Quando termino o texto o leio todinho. A impressão que tenho é que tive um filho, tamanha a dificuldade de escrever, mas a sensação é de missão cumprida as informações estão todas lá e as pessoas provavelmente irão gostar do que escrevi. Guardo a caneta e o bloquinho na gaveta de costume e vou até a cozinha onde pego uma fruta para comer. Me sinto aliviado e com esse sentimento termino meu dia. Ë quem foi que disse que escrever é uma coisa fácil...

Comentários

Samira Hidalgo disse…
Quem disse que escrever é uma coisa fácil é porque não sabe o que é escrever de verdade. Obrigada por compartilhar seu blog comigo, Bruno. Sucesso é tudo o que posso te desejar, saiba que tem em mim uma amiga. Bjs!

Postagens mais visitadas